Aposentados do Santander Banespa lançam campanha de mídia contra política do banco



Indignados com o tratamento que recebem por parte da direção do Santander Banespa, os aposentados e pensionistas que recebem complementação do banco lançam neste final de semana uma campanha de mídia para denunciar o grupo espanhol e reivindicar publicamente os seus direitos.

A campanha, composta de 101 outdoors e um comercial de TV, é assinada pela Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa. Utilizando as frases “Santander, respeite as leis do nosso País!” e “Devolva o dinheiro dos Aposentados e Pensionistas do Banespa”, as peças publicitárias tentam chamar a atenção para o fato de o banco manter congeladas há cinco anos as complementações de aposentadorias e pensões de cerca de 12 mil banespianos inativos.

“Quando o Santander adquiriu o controle acionário do Banespa, em novembro de 2000, recebeu títulos da União destinados a honrar o pagamento de nossos proventos com os devidos reajustes anuais”, relata Sérgio Roberto Zancopé, integrante da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa. “Entretanto, o banco vendeu os papéis, aplicou o dinheiro em investimentos mais rentáveis e, ainda, nega o nosso direito ao reajuste”, denuncia o aposentado.

Para os representantes do segmento, o Santander está lucrando bilhões com um dinheiro que, a rigor, não lhe pertence!

Campanha ironiza propaganda do banco – As peças publicitárias da campanha remetem à própria propaganda do Santander Banespa. Entretanto, ao invés dos craques da seleção brasileira, nelas aparecem oito aposentados uniformizados com camisetas verde-amarelas, tendo no peito a palavra Brasil.

Os 101 outdoors começam a ser instalados neste sábado, dia 1.º, em São Paulo, Campinas, Rio Preto, Sorocaba, Santos, S.J. do Rio Preto, Bauru, Marília, Araçatuba, Assis, Presidente Prudente, Barretos, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza e Curitiba. Na capital paulista, as placas ficarão expostas em dezenas de locais, entre os quais Av. Cruzeiro do Sul (em frente ao Terminal Rodoviário do Tietê), Av. Celso Garcia (altura do número 1.000) e Av. Vereador José Diniz (ao lado do Esporte Clube Banespa).

O comercial será veiculado nos dias 2 e 9 de abril, durante a exibição do programa “Pânico na TV”, exibido pela Rede TV!.

Histórico do congelamento dos aposentados – Em dezembro de 1996, o governo de São Paulo aprovou a Lei 9.466 reafirmando o direito à complementação de aposentadorias e pensões dos funcionários que ingressaram no banco até 22 de maio de 1975, chamados de “pré-75”.

No processo de federalização da empresa, a União emitiu títulos destinados exclusivamente ao pagamento dos aposentados e pensionistas “pré-75”, com base em estudos atuariais que previam os reajustes anuais. Em novembro de 2000, o Santander adquiriu o controle do Banespa em leilão, recebendo os papéis do governo federal para honrar o passivo. Desde então, o grupo espanhol congelou a complementação dos aposentados e pensionistas.



830 - 08/04/2006
Alfredo Casarsa

Outras notcias