Apdobanespa

Nutrição na menopausa
 Dicas de alimentação e atividades
 

A pré-menopausa ou climatério, período de transição que antecede a menopausa, ocorre de dois a quatro anos antes da ultima menstruação e caracteriza-se pela irregularidade nos ciclos menstruais, decréscimo nos níveis dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona e ocorrência de sintomas como suores noturnos, fogachos, perda da lubrificação vaginal, depressão, ansiedade e insônia. Os sintomas permanecem até um ano após a ultima menstruação e variam de mulher para mulher.

A menopausa é um processo biológico natural em que a menstruação cessa por 12 meses consecutivos sem ser identificada nenhuma outra causa biológica ou fisiológica. É um estágio na vida da mulher e caracteriza-se pelo fim do período fértil, quando os ovários naturalmente param de funcionar e de produzir estrógeno e progesterona. A idade media que a menopausa ocorre nas mulheres ocidentais é de 51 anos, podendo variar de 40 a 60 anos, dependendo de fatores genéticos e do estilo de vida.

Níveis de estrógeno e Fatores de riscos na Menopausa

O decréscimo nos níveis de estrógeno afeta a estrutura da pele e a composição corporal das mulheres. Ocorre o comprometimento na produção de colágeno, perda de elasticidade da pele e vasos sanguíneos, assim como diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal na região abdominal.

À medida que a produção de estrógeno diminui, os níveis séricos de colesterol e triglicérides aumentam, a captação do cálcio pelos ossos fica prejudicada e surgem os riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e osteoporose. Na pós-menopausa, a principal causa de mortalidade são as doenças do coração. Neste período, as mulheres apresentam o mesmo risco que os homens para desenvolver patologias cardiovasculares.

Condutas e Recomendações Nutricionais

- A Terapia de Reposição Hormonal (TRH), os riscos, as vantagens e as opções de tratamento devem ser discutidos, particularmente, por cada paciente e seu médico.

- A prática regular de atividades físicas aeróbias (30 minutos diários de caminhada ou dança) auxilia na manutenção do peso corporal ideal, reduz a pressão arterial, previne a osteoporose e as doenças cardiovasculares.

- Técnicas de relaxamento e meditação ajudam a tolerar mais facilmente os sintomas do climatério e da menopausa.

- O tabagismo deve ser abolido.
A pressão arterial, a glicemia, os níveis de colesterol e triglicérides devem ser controlados e monitorados.

- A alimentação deve ter uma redução de 200 a 400 kcal diárias, ser pobre em gorduras, açúcar e sódio e rica em frutas, água, fibras, vegetais e grãos.

- A ingestão mínima diária de Cálcio e Vitamina D deve ser, respectivamente, de 1200 mg e 400 UI. É possível atingir essas recomendações, através do aumento do consumo de alimentos fonte de cálcio (leite desnatado e seus derivados e soja).

- A ingestão de álcool e de bebidas cafeinadas (café, chá mate, chá preto, coca-cola e guaraná) deve ser restringida.

- Dietas com baixos teores de gordura saturada e colesterol que incluem 25 gramas de proteína de soja diários podem diminuir os riscos das doenças do coração.

- Os estudos científicos a cerca das isoflavonas, fitoestrógenos presentes na soja com semelhança estrutural do estrógeno, ainda não são conclusivos. As evidencias indicam que seu consumo parece amenizar as ondas de calor (fogachos) da menopausa e auxiliar na redução dos níveis de colesterol, entretanto seu uso deve ser prescrito e acompanhado por profissional da saúde habilitado.

- Produtos a base de isoflavonas isoladas são considerados medicamentos, com obrigatoriedade de registro na ANVISA, não devendo ser utilizados de forma indiscriminada, mas somente com indicação e acompanhamento médico.


Álvaro - 17/08/2004




Voltar