Apdobanespa

Iogurte

Cinco razões para incrementar o cardápio 

Por Marília Fernandes*

O iogurte é produzido a partir da cultura mista dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite. O leite coalhado preserva os nutrientes do leite puro, mas com bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão.
 
Aliados da saúde, da beleza e do bem-estar, os iogurtes são importantes fontes de Proteínas, Cálcio, Zinco, Vitaminas A e do Complexo B.
 
Cinco motivos para você incluir já o Iogurte no seu cardápio:
 
1. Renova e constrói os tecidos do corpo
As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Elas também participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas de grande importância no metabolismo.
 
2. Fortalece os ossos, as contrações musculares e o Sistema Nervoso
O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares e comunicação das células do Sistema Nervoso.
 
3. Reforça o Sistema Imunológico e Retarda o envelhecimento
O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
 
4. Trata da saúde da pele, dos cabelos e da visão
A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.
 
5. Participa da produção de energia e oxigenação das células
As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas normais.
 

*Marília Fernandes é nutricionista, pós- graduada em Administração Hoteleira pelo SENAC, especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP, especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP e consultora nutricional pessoal e de Empresas.
 

" As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional." 

Álvaro - 31/07/2004




Voltar