Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Tudo é possível aos 50
Visite www.apdobanespa.com

A JUVENTUDE NÃO É UMA ÉPOCA DA VIDA, É UM ESTADO DE ESPÍRITO. PROVÉRBIO CHINÊS

TUDO É POSSÍVEL AOS 50

O mundo passa hoje por um momento único na história da humanidade. Fala-se das possibilidades que a longevidade propicia e, com esta premissa, começa-se a pensar nas pessoas que estão nos 50 anos e podem tantas coisas.

Até algumas décadas, ter 50 anos era percebido como um momento do envelhecer e isto era considerado normal, pois as pessoas não tinham estas novas possibilidades de viverem muito tempo e com tantos recursos. A medicina, aliada a questões de mudança de comportamento, que inclui cuidados especiais (alimentação, exames periódicos, vitaminas e nutrientes adequados) e com uma maior preocupação com as questões emocionais e psíquicas, tem ajudado nesta conquista de uma vida ‘maior’ e, para alguns, melhor.

UNIVERSO FEMININO

DorliA psicanalista Dorli Kamkhagi, mestre em gerontologia, explica que as mulheres que hoje adentram, ou mesmo as que estão nos seus 50 e poucos anos, têm percebido o quanto de potência de vida, de beleza e de transformação tem feito parte deste momento. “O interessante é observarmos as personagens que têm sido mostradas neste nosso universo midiático como sedutoras, belas e vivendo de uma forma boa e prazerosa a sua sexualidade”, ressalta.

As protagonistas de filmes e histórias na TV também têm e tiveram uma trajetória marcada por filhos, carreira, lar e algumas vivem o momento avó com muita paixão e encantamento, sem que com isto fiquem afastadas de sua imagem interna que vai atrás de seus desejos.

A psicanalista ainda alerta que as próprias mulheres muitas vezes não se dão conta da força e energia transformadora que pode eclodir neste momento onde todos achavam que os calores da menopausa as manteriam calmas. Esta nova mulher que carrega dentro de si a capacidade de se reconectar com seu passado, aceita, sim, as transformações do tempo.

Tempo este que lhe dá também uma possibilidade de escolher como pode ser esta fase, que cuidados em relação à sua saúde deve ter e como repensar relacionamentos afetivos que talvez nem supram mais nada dentro de seu imaginário.

A condição de maturidade abre um espaço para que esta nova mulher de 50 possa se olhar no espelho e entender o que o seu olhar procura. Qual o significado de algumas marcas, que histórias ainda pretende terminar, que capítulos de sua vida já concluiu e o que ainda gostaria de excluir. “Ela vai em busca de antigos sonhos, que ficaram guardados em algum lugar de seu passado e avaliar se vale a pena pagar o preço de experimentar algo que julgava desaparecido. Uma busca por seu lugar, lugar de beleza, lugar de amor, lugar de luta, lugar de transformar”, diz Kamkhagi.

Este “novo tempo” onde muito ou quase tudo é possível amplia o universo feminino, dando condições para que esta mulher que hoje é fruto de tantas transformações possa ser vista como bela e desejável. “Esta possibilidade de se perceber como desejada e “desejante” reacende antigas memórias emocionais que para muitas pareciam não mais existir”, acrescenta a psicanalista.

De acordo com a Dra Dorli, esta nova fase da vida reconecta a questão do tempo Cronos (idade cronológica) com o tempo Kairós (percepção de um tempo emocional). Deste novo entrecruzar dos tempos, passa a se abrir um espaço emocional, psicológico e nas relações afetivas que esta “mulher de 50” vai desenvolver com o mundo, mas, claro, antes ela precisa realmente saber quem é.

A psicoterapeuta finaliza explicando que “este novo (re)conhecimento permite que se perceba no mais profundo de sua essência um encontro com o que aprendeu ou pode vir a aprender de seus desejos, de sua sexualidade, de sua força e de se adaptar, enfim, ela tem a capacidade de poder recomeçar a se ver num espectro mais amplo. A questão da idade desta famosa década dos 50 pode ser também um passo na recriação de uma nova história, de uma outra mulher que fale de si com força e propriedade e não aceite ser mais tão frágil e assustada com os anos que passaram, que pode caminhar para a frente, seguindo os caminhos de seu coração”.

Dorli Kamkhagi é Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Gerontologia pela PUC-SP, Dorli Kamkhagi faz parte do Board of Directors da Internacional Association of Group Psychotherapy and Group Process (IAGP) e é colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento e Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 26/11/2013

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 1732   -    enviada por     Álvaro Pozzetti de Oliveira   -   Bauru/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

28/03

  Esporte Clube Banespa

19/03

  REDE ODONTOLÓGICA DE ATENDIMENTO

09/03

  Titulos Banespa da Privatizacao Atualizados

08/03

  Quem pode liberar o seu precatório?

04/03

  Diálogos com associados CABESP

02/03

  Assembleia de prestação de contas Cabesp

02/03

  Redução das contribuições mensais

22/02

  Diretoria da AJUNCEB se reune com Diretoria da CABESP

22/02

  Precatórios no Estado de São Paulo em janeiro 2023

17/02

  Situação da Unimed Nacional

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4123 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |