Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Santander quer se apropriar de parte do seu reajuste
Visite www.apdobanespa.com

Ao invés de reajustar seu benefício, como é o correto, banco propõe diminuir contribuição extraordinária porque assim reduz a dele também
Um comunicado com jeito de boa notícia está estampado no site do Banesprev. Nele, o Fundo de Pensão fala de compromisso com a transparência e informa sobre ganho atuarial observado no resultado final de 2019. Estranhamente a notícia foi publicada só agora em julho de 2020.
Não é difícil entender o porquê da demora em dar divulgação ao assunto. Ao que parece, se os representantes eleitos do Banesprev e as associações e entidades sindicais não fossem atentas a cada questão, o banco deixaria tudo como está.
Mas, para a infelicidade do Santander, a vigilância é contínua e a comunicação das entidades é certeira. O assunto tornou-se público na última sexta-feira, dia 24 de julho, durante live realizada nas redes sociais da Afubesp. Isso fez com que o banco corresse para apresentar mais uma ação condenável, que tenta retirar direitos dos aposentados.
No tal comunicado, o Banesprev informa que “em decorrência deste resultado e conforme legislação vigente, o saldo devedor de déficit será revisto”. Tenta se desvencilhar do cumprimento da obrigação de reajustar os benefícios, “oferecendo” o que parece ser uma vantagem, o recálculo das contribuições extraordinárias.
Em um primeiro momento, pode parecer bom diminuir o valor pago com contribuição extraordinária, porém esse método prejudica o assistido (que não terá valor acrescido mensalmente), assim como o ativo, pela manutenção das reservas do Plano aquém do necessário, além de colaborar com o banco que irá também diminuir a parte dele no pagamento dos déficits passados.
Entenda todo o caso
Desde janeiro de 2020, os aposentados do Plano II deveriam estar percebendo benefícios maiores. Isso porque o Artigo 17 do Regulamento do Plano prevê que reajustes dos benefícios sejam equivalentes com os da ativa, desde que o crescimento do patrimônio do plano seja suficiente para que o Banesprev possa repassar todo o aumento (INPC + aumento real), caso contrário apenas o INPC.
Já ocorreu isso em duas oportunidades, a última delas em 2010. De lá pra cá, em nenhum momento, o patrimônio havia crescido o suficiente para suplantar a taxa atuarial, aumento real e INPC. A situação mudou no fechamento de 2019 quando as demonstrações contábeis apontaram um expressivo aumento do patrimônio (cerca de 38%).
Isso quer dizer que o Santander vem descumprindo o regulamento há 7 meses. A situação foi percebida tardiamente em decorrência dos muitos ataques do banco contra os direitos dos trabalhadores durante a pandemia, o que leva uma imensa carga de preocupações e afazeres a todos os representantes dos trabalhadores.
Após detectada a situação, o Comitê Gestor enviou carta à diretoria do Fundo de Pensão, com cópia para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, apontando o erro e reivindicando novo cálculo para restabelecer a equivalência dos benefícios com os salários dos empregados da ativa, com base no mês de dezembro/2019 (quando o crescimento do patrimônio o permite) e o pagamento das diferenças desde o começo do ano e os benefícios já reajustados ainda no mês de julho, entre outros pontos.
A situação impacta, inclusive, no recálculo de reserva matemática de cada assistido e, como consequência, no processo de migração para o Plano CD que seguiu para a Previc com as reservas subavaliadas. Mais um motivo para as entidades reforçarem a orientação de não adesão à migração.
Até o dia 24 de julho, o Banesprev não havia dado resposta à correspondência, até que o assunto se tornou público na quarta live que discute os perigos do novo Plano CD.
Esta semana, o comunicado do Banesprev informa sobre o resultado de 2019 e que será feito recálculo das contribuições extraordinárias para reduzir o valor pago pelos assistidos, ao invés de avisar que os benefícios serão reajustados, como é correto.
Além de não cumprir o regulamento do plano de benefícios com os devidos reajustes, como já virou rotina na gestão atual do Banesprev, desconsidera a Governança da entidade não realizando as reuniões do Comitê Gestor do Plano II e do Conselho Deliberativo da entidade, aonde estes assuntos deveriam ter sido discutidos.
Afabesp: www.afabesp.org.br
Abesprev: www.abesprev.com.br
Afubesp: www.afubesp.org.br
Sindicato dos Bancários de São Paulo: www.spbancarios.com.br
Fetec SP: www.fetecsp.org.br
Feeb SP MS: www.feeb-spms.org.br
Contraf: www.contrafcut.org.br

AFABESP – DIRETORIA   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 31/07/2020

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 127850   -    enviada por     AFABESP - DIRETORIA   -   São Paulo/SP/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

18/04

  Suspensas as portarias 203 e 204 da Previc

15/04

  Saúde mental dos trabalhadores

12/04

  Cabesp = Dentista Responde

12/04

  Escuta Santander

05/04

  Contraf-vai-a-justica-contra-transferencia-de-planos

31/03

  São Paulo quita precatórios de 2010 e inicia 2011

30/03

  Cabesp = Resultado Votações

28/03

  Esporte Clube Banespa

19/03

  REDE ODONTOLÓGICA DE ATENDIMENTO

09/03

  Titulos Banespa da Privatizacao Atualizados

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4124 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |