Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Fundão
Visite www.apdobanespa.com

ASSEMBLÉIA DECIDE: NINGUÉM DEVE ADERIR INDIVIDUALMENTE AO PLANO DE COMPLEMENTAÇÃO
Com a participação de mais de 1300 banespianos, da ativa e aposentados, a assembléia do pessoal que ingressou no banco até 22 de maior de 75 decidiu, por unanimidade, rejeitar a proposta de criação do Fundo de complementação de aposentadoria e de pensão. Desde o início dos debates, ficou claro para os participantes que o Plano concebido pela diretoria do Banespa apresenta inúmeras ilegalidades e representa enormes prejuízos para quem aderir.

O advogado Paulo Sérgio Campos Cavezzale, especialista em planos de previdência privados, explicou, ao longo de mais de uma hora de exposição, que a proposta tem várias inconsistências jurídicas. "Existem artigos que não têm nenhum respaldo no Estatuto do Banesprev e outros que entram em conflito com ele. Nada produzido numa entidade, que contrarie o Estatuto, seria legal."

O jurista também destacou alguns itens que ferem a legislação. "Pela lei, a remuneração mínima dos recursos do Fundo deveria ser de 6% ao ano e a proposta do banco é de 12%. Para quem está na ativa, o plano não prevê o direito diferido por desligamento, ou seja, a aposentadoria proporcional ao tempo de trabalho. Além disso, em nenhum lugar do texto está escrito que as reservas matemáticas serão individualizadas. Não se sabe quanto caberá a cada um dos participantes."

Na avaliação do especialista, a quantidade de incorreções se deve à forma açodada como está sendo conduzido o processo. "De repente, talvez motivados pela questão da privatização, elaboram o Plano a toque de caixa e estabelecem um prazo muito exíguo para que os interessados ingressem. Como todo documento feito às pressas, está cheio de imprecisões", afirmou Paulo Cavezzale.

Proposta visa acelerar privatização – Para o deputado federal Ricardo Berzoini, a proposta do Conselho Diretor é parte da ofensiva mais recente para limpar todas as questões pendentes, com o objetivo de acelerar a privatização do banco. "Nesse sentido, estão tentando também resolver o problema da dívida do Município de São Paulo e o tempo passado do Banesprev. "

Ninguém deve aderir ao plano – Todos os representantes do funcionalismo defenderam a não-adesão individual ao Fundo por nenhum banespiano. "A verdade nua e crua que está por trás dessa proposta é a tentativa de roubar nossos direitos", denunciou Herbert Moniz, diretor da Afubesp e participante da Comissão de Aposentados.

Ele explicou que, pela proposta do banco, ao aderir ao Fundo, o participante teria de abrir mão de todos os benefícios e vantagens previstas no Estatuto do banco e no Regulamento de Pessoal. Precisaria também fazer uma homologação judicial abdicando de toda e qualquer ação jurídica contra o banco, de forma definitiva e irrevogável.

Ao final dos debates, os banespianos, vindos da Capital paulista, Interior e de outros estados, aprovaram, por unanimidade, as propostas de que ninguém deve aderir ao Plano individualmente e de transformar a assembléia em permanente. "Qualquer decisão a ser tomada deve ser coletiva e submetida à assembléia permanente", afirmou Herbert.

O presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, encerrou o evento conclamando todos os banespianos a cerrarem fileiras em defesa de seus direitos e do Banespa. "Temos que usar nossa capacidade de mobilização para impedir a privatização e garantir a complementação da aposentadoria, sem abrir mão de nossas conquistas."



Veja o que foi decidido na assembléia



1– O Plano de Complementação de Aposentadoria e Pensão proposto pelo Conselho Diretor foi rejeitado, por unanimidade;

2– A Assembléia foi transformada em permanente e deverá ser convocada novamente quando necessário;

3– Ninguém deverá aderir ao Plano isoladamente. Todas as decisões serão coletivas e passarão pela assembléia permanente. Com esse objetivo, iniciar ampla campanha junto aos admitidos até 22/5/75;

4– Exigir negociações com a diretoria do banco;

5– Autorizar reunião com a diretoria e o Conselho de Administração do Banesprev, antes que o Fundo celebre convênio com o banco. O assunto deve fazer parte da pauta da assembléia do Banesprev, a ser realizada em janeiro/2000;

6– Manifesto para ser aprovado nas Câmaras Municipais e enviado ao governador do Estado, Secretaria de Previdência Privada e aos presidentes da República, do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa de São Paulo (com cópias para a Afubesp);

7–Leitura do manifesto em 17 de dezembro, dia de pagamento no Banespa;

8–Sempre que possível, chamar vigília durante as negociações com o banco sobre o Plano de Complementação de Aposentadoria;

9– Ingressar com ação popular encabeçada por lideranças políticas e personalidades;

10– Enviar felicitações de Natal para a diretoria do Banespa, mencionando o fim do processo de privatização e a manutenção dos direitos e conquistas do banespianos da ativa e aposentados.

fonte: AFUBESP   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 10/05/2014

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 117365   -    enviada por     João Bosco Galvão de Castro   -   Guaratinguetá/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

28/03

  Esporte Clube Banespa

19/03

  REDE ODONTOLÓGICA DE ATENDIMENTO

09/03

  Titulos Banespa da Privatizacao Atualizados

08/03

  Quem pode liberar o seu precatório?

04/03

  Diálogos com associados CABESP

02/03

  Assembleia de prestação de contas Cabesp

02/03

  Redução das contribuições mensais

22/02

  Diretoria da AJUNCEB se reune com Diretoria da CABESP

22/02

  Precatórios no Estado de São Paulo em janeiro 2023

17/02

  Situação da Unimed Nacional

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4123 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |