Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


DICAS DE NUTRIÇÃO
Enviada em 26/04/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

RESPOSTAS DA NUTRICIONISTA DRA LISIA KIEHL
1) Comer à noite engorda?
Não! O que engorda é:
1. Comer mais do que o recomendado;
2. Comer alimentos ou preparações ricos em gordura;
3. Excluir carboidrato ou vegetais desta refeição;
4. Ou comer muito e ir dormir. O ideal, comer um pouco de tudo (isso ajustado para cada um), mas em quantidade relativamente menor que dos períodos diurno e vespertino. E quanto mais próximo do horário de dormir, menor a quantidade de alimento que deve ser consumida!
2) Treinar em jejum é prejudicial à saúde?
Sim! Porque ao acordarmos estamos em jejum, com reservas de glicose e glicogênio (carboidrato) hepático baixas e o metabolismo funcionando lentamente porque estas reservas estão baixas. Aí, quando se faz exercício nesta condição, por não ter tanto carboidrato disponível o corpo precisa transformar a proteína muscular em glicose para ativar o metabolismo. Ou seja, o músculo será usado como combustível e todo estímulo dado a ele pelo exercício, será perdido.
3) Café melhora o rendimento na atividade física?
Vários estudos provam que a ingestão da cafeína ativa o metabolismo cerebral e acelera a queima de gordura. Só que está queima depende da quantidade de glicose e glicogênio disponível no corpo. Então ao se usar a cafeína antes do exercício ou treino, precisamos ingerir carboidrato durante o exercício (solução isotônica ou hidroeletrolítica) para manter o desempenho e a queima de gordura!
4) O que comer antes e depois de treinar?
Para se saber o que comer antes ou depois, seria importante definir o tipo de exercício prescrito, ou seja, se aeróbio, se força, ou exercícios que combinam as duas coisas. Por que? Porque seria mais eficiente em termos de desempenho e recuperação. Mas se for exercício leve com pouco de aeróbio e musculação ou vice-versa, um café da manhã que combina leite e derivados pobres em gordura mais pão ou com requeijão ou com manteiga, mais fruta ou suco seria o suficiente, mas as quantidades devem ser pequenas, para que o processo digestivo não seja prejudicado pelo treinamento. Mas lembre-se de que isto é bem subjetivo, pois cada indivíduo tem uma característica metabólica e precisa de uma prescrição nutricional para a sua necessidade fisiológica.
5) É verdade que suco de caju ajuda a emagrecer?
Não, pois se isso fosse verdade, todo mundo que toma suco de caju não engordaria ou estaria mais magro.
6) Arroz, feijão e bife - é uma refeição eficiente?
Vamos dizer inteligente, mas não eficiente! Por que? Inteligente porque oferece carboidrato, proteína, gordura, ferro, zinco, fibra solúvel (feijão). Mas precisaríamos complementar esta refeição com uma salada crua e colorida (para aumentar a oferta de vitaminas, minerais, fibras, e fitoquímicos antioxidantes), temperada com azeite (para aumentar a oferta de ácido graxo monoinsaturado, que é um componente dos óleos que previne doenças degenerativas, e de vitamina E mais fotoquímicos antioxidantes). Adicionar um vegetal cozido, grelhado ou refogado, porque a forma de cozimento melhora a absorção de algumas vitaminas e minerais e ajuda a complementar aquelas que não estão presentes no arroz, feijão, bife e salada. E para terminar a refeição, a sobremesa na forma de fruta, pois elas ajudam a digestão, fornecem outros tipos de vitaminas e minerais.
7) Qual a melhor hora para comer chocolate?
De preferência, após as refeições, porque assim utilizamos a energia do chocolate para a digestão desta refeição. E dependendo que comemos nesta refeição, comprometeremos parte da absorção da gordura e o açúcar do chocolate de serem absorvidas pelo corpo e assim engordaremos menos! Mas o engordar mais ou menos, também sofre influência da característica metabólica individual.
8) Posso comer carboidrato à noite?
Sim, aliás, devemos, pois sem carboidrato não ativamos o metabolismo e consequentemente, não queimamos gordura. Sem carboidrato, não preservamos a proteína que comemos na refeição para satisfazer nossas necessidades fisiológicas que são: a produção de enzimas, tecidos, hormônios, células imunes, pele, cabelo, lágrima, entre milhões de outros. Sem carboidrato o nosso sistema nervoso central entra em colapso e podemos desmaiar e perder a consciência ou antes disso, comermos alucinadamente, pois sem carboidrato, o cérebro perde o controle sobre o metabolismo e para compensar este descontrole nos manda comer mais do que devemos para tentar atingir o equilíbrio. Mas até isso acontecer, já comemos demais e iremos armazenar a maior parte deste excesso como gordura.
9) Quais as frutas mais calóricas? Devo evitá-las?
Existem frutas mais e menos calóricas, como por exemplo abacate. Mas hoje em dia sabemos que não são as calorias isoladamente o determinante para se comer ou não qualquer alimento ou fruta, mas sim a sua resposta no corpo, que é determinada pela sua composição química. Então, não devemos deixar de comer, mas sim aprender a comer, e dentro de uma prescrição nutricional que seja feita para nós, ou seja, individualizada!
10) É importante tomar leite?
Sim. O leite é fonte de proteína de alta qualidade, importante para o nosso corpo, músculos, ossos e sistema imune entre outros. É fonte de cálcio e vitaminas, importantes para a nossa saúde. Isto implica que jamais deveria ser excluído da alimentação. Salvo aqueles indivíduos que são intolerantes a lactose, só que neste caso optar sempre primeiro para as opções de leite pobres em lactose antes de se mudar o tipo de bebida; ou ainda para aqueles que são alérgicos a proteína do leite, mas que na fase adulta já é mais difícil observarmos. Mas se ele for alérgico a proteína, experimentar outra fonte, como a de cabra, antes de mudar para um leite de soja. Por que? Porque nutricionalmente a composição química de ambos é muito distinta, levando o leite de soja, mais desvantagens.
11) Ração humana é uma boa alternativa?
Não. A boa alternativa é apreender a comer para se ter saúde e qualidade de vida para toda a vida, e não só por alguns dias ou algumas semanas. Lembrando ainda que a raçao humana pode comprometer a absorção de vários minerais, o que não é saudável.
12) Comer só carne branca (frango) é bom? Devo evitar carne vermelha?
É péssimo! Temos que comer vários tipos de carne, porque além da proteína, cada tipo de carne vai ter em sua composiçao um nutriente que predomina mais em um do que em outro tipo e a única maneira de isso não gerar deficiência deste ou daquele nutriente, é consumindo vários tipos ao longo da semana, nas refeições.
13) Vegetarianos devem utilizar algum tipo de suplemento para treinar?
Sim, carboidrato para proporcionar energia e assim não fazerem eles perderem mais proteína muscular e um suplemento protéico para complementar a própria ingestão alimentar deficiente e potencializar o efeito do exercício. Neste caso, o próprio Whey Protein isolado seria uma excelente opção para ajudar a diminuir menos a deficiência protéica.
Autora: Lísia M. P. Kiehl
Graduada em Nutrição pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1988), especialização em Nutrição em Hospital Geral pelo Instituto Central da Faculdade de Medicina da USP (1993) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2007).


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |