Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


VIVER MAIS E MELHOR
Enviada em 20/04/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

À medida que as pessoas envelhecem, as extremidades de seus cromossomos (chamadas telômeros) tornam-se mais curtas, o que faz com que elas se tornem mais vulneráveis a doenças. Porém há estudos recentes que mostram que é possível retardar esse processo e proteger os telômeros por meio de hábitos saudáveis.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a ter uma vida mais leve, saudável e com mais qualidade:

1. Faça amigos. Parece haver uma relação entre uma vida social mais ativa e a longevidade. Mas escolha seus amigos sabiamente, pois os hábitos deles podem influenciar os seus e, ao invés de proporcionar uma vida mais longa, podem incentivar costumes prejudiciais como beber de mais, fumar e comer de maneira errada.

2. Não fume. O cigarro abrevia o tempo de vida. Se você fuma, quanto mais cedo parar, mais anos podem ser adicionados à sua expectativa de vida.

Siga a dieta Mediterrânea, rica em frutas, vegetais, cereais integrais, azeite de oliva e peixe. Estudos mostram que essa dieta pode trazer vários benefícios como, por exemplo, diminuir o risco de síndrome metabólica (uma combinação de obesidade, nível de açúcar no sangue elevado, pressão sanguínea elevada e outros fatores que aumentam o risco de doenças do coração e diabetes).

4. Case-se. Vários estudos mostram que pessoas casadas tendem a viver mais tempo que as que permaneceram solteiras. Muitos pesquisadores atribuem esse benefício ao suporte econômico e social que o casamento proporciona.

5. Controle o peso. Estar acima do peso aumenta o risco de diabetes, doenças do coração e outras situações que diminuem a expectativa de vida. A gordura da barriga parece ser a que traz mais danos à saúde.

6. Mexa-se. Pessoas que se exercitam tendem a viver mais, de acordo com muitos estudos. Além de reduzir o risco de doenças do coração, infarto, diabetes, câncer e depressão, os exercícios também podem ajudar a mente a permanecer ativa durante o envelhecimento.

7. Perdoe. Deixar o rancor de lado traz benefícios também para a sua saúde física. A raiva crônica está associada à diminuição da função pulmonar, doença cardíaca, derrame e outras doenças. O perdão reduz a ansiedade, a pressão arterial e ajuda a respirar mais facilmente. E esses benefícios tendem a aumentar com o envelhecimento.

8. Use equipamentos de segurança. Usar cinto de segurança e capacete (ao andar de moto ou bicicleta) aumenta a chance de você ter uma vida mais longa, já que reduzem a probabilidade de dano sério ou mesmo de morte em um acidente.

9. Durma bem e gerencie o seu estresse. Dormir o suficiente e com qualidade pode diminuir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e problemas de humor, além de ajudar a se recuperar mais rápido de uma doença. Como é difícil evitar o estresse, tente controlá-lo com ioga, meditação ou respiração profunda. Alguns minutos por dia podem fazer a diferença.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |