Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


PROBLEMAS CAUSADOS POR DORMIR POUCO
Enviada em 19/04/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Dormir bem é vital para uma boa saúde, já que é durante o sono que uma série de substâncias importantes para o organismo são produzidas e/ou reguladas. O recomendado é que adultos durmam de 7 a 9 horas por noite, mas cada pessoa tem uma necessidade diferente. Seja qual for a demanda de sono do seu organismo, dormir menos do que ele precisa para se recuperar pode gerar vários problemas no seu dia a dia, como você pode conferir na lista abaixo:
o Aumento da fome. Não descansar o suficiente pode bagunçar a produção dos hormônios que regulam a fome e a saciedade (em geral o hormônio da fome é produzido em quantidade maior que o normal). Além disso, o cérebro acaba buscando na comida a energia da qual foi privado pela falta de sono. O resultado é uma vontade maior de comer o que aparece na frente, principalmente comidas doces e gordurosas.
o Aumento de peso. Esse problema está intimamente ligado com o citado acima. Além de fazer você comer mais e coisas menos saudáveis, a falta de sono ainda pode deixar o seu metabolismo mais lento, o que é péssimo para quem quer manter o peso.
o Maior impulsividade. Pessoas cansadas tendem a pensar menos antes de agir, o que pode levá-las a fazer escolhas ruins e a se expressarem de forma diferente do habitual, por exemplo, prejudicando as relações sociais e o desempenho no trabalho.
o Memória ruim. Quando alguém está cansado, não presta tanta atenção nas coisas que acontecem à sua volta, por isso sua memória acaba sendo prejudicada. Pesquisadores do National Institute of Health dos EUA perceberam que, nos ratos, o sono ajudava a limpar moléculas tóxicas do cérebro. A conclusão, então, foi que não dormir o suficiente pode atrapalhar a habilidade cerebral de manter o sistema nervoso limpo.
o Dificuldade de tomar decisões e resolver problemas. Tudo parece mais difícil de resolver quando se está esgotado. A falta de descanso apropriado pode afetar a velocidade e aumentar o tempo de processamento cognitivo, o que faz com que funções essenciais como resolver problemas ou gerenciar o tempo se tornem mais difíceis de lidar.
o Descontrole emocional. Quando há privação de sono, a tendência é que as emoções fiquem mais afloradas e respondam a qualquer estímulo. Acontecimentos cotidianos podem ser supervalorizados, provocando ansiedade, tristeza ou raiva, por exemplo. O contrário pode acontecer também: algumas pessoas acabam ficando mais brincalhonas ou irreverentes.
o Coordenação motora falha. O tempo de reação mais lento e a dificuldade de concentração acabam dificultando alguns movimentos. Tropeçar e derrubar coisas, por exemplo, se tornam bem mais comuns com cansaço extremo.
o Saúde debilitada. A falta de descanso enfraquece o sistema imunológico, levando a uma maior propensão a ficar doente e a um tempo maior de combate a doenças (um resfriado que demora para ir embora, por exemplo). Isso acontece porque a durante o sono o sistema imunológico produz citocinas, que são proteínas que ajudam a proteger contra infecções e inflamações. Por isso, algumas noites de sono insuficiente podem baixar as defesas do organismo.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |