Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Alimentos mais ricos em nutrientes
Enviada em 29/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Alimentos mais ricos em nutrientes e seus benefícios para o organismo.
Mirtilos
Os mirtilos possuem níveis elevados de antioxidantes, particularmente de antocianinas, que são elementos chave para neutralizar os danos causados pelos radicais livres às células do organismo. Também podem promover a vasodilatação e têm um efeito de inibir a formação de coágulos sanguíneos.
Mas a notícia mais interessante em relação a este fruto é o fato de que o mirtilo parece reduzir alguns efeitos relacionados com a idade, como a demência e a doença de Alzheimer.
Caso não encontre facilmente, substitua por frutos da mesma família: morangos, cerejas, framboesas, amoras, uvas pretas.
Brócolis
Os brócolis e todos os restantes vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, couve de bruxelas) estão entre as principais armas que possuímos no nosso ambiente alimentar para combater o câncer.
Os compostos fitoquímicos existentes nos brócolis, como o sulforafano e os indóis, são eficientes na prevenção de vários tipos de cânceres e os estudos mostram que apenas meia xícara de brócolis por dia pode resultar numa proteção contra inúmeros tipos de câncer como: pulmão, estômago, cólon e reto.
Soja
A soja é reconhecida como um alimento altamente nutritivo. Investigadores de países ocidentais ficaram particularmente interessados na soja quando descobriram que indivíduos que seguiam dietas asiáticas sofriam uma redução nas taxas de doenças cardíacas, cânceres, osteoporose e alterações sofridas com a menopausa.
Para obter os benefícios da soja, deve-se apostar no próprio alimento e não em suplementos, que podem não apresentar os resultados pretendidos.
Chá Verde
O chá verde contém em sua composição substâncias chamadas de flavonóides, que são antioxidantes, considerados até mais poderosos que a vitamina C e E.
Há evidências sustentadas de que o consumo de chá está associado com uma diminuição do risco de doença cardíaca e com a prevenção do envelhecimento precoce.
Iogurte
O nosso aparelho digestivo encontra-se povoado por mais de 5 mil espécies de bactérias, algumas benéficas e outras prejudiciais para a saúde. Para manter o intestino saudável, o objetivo é equilibrar esta população microbiana.
O iogurte desempenha um papel fundamental nesta promoção, pois encoraja o crescimento das bactérias chamadas “amigáveis” e limita a proliferação das bactérias patogênicas. Os iogurtes que apresentam mais benefícios ao intestino são os que contém culturas ativas de microorganismos como lactobacillus acidophilus, thermophilus, bulgaricus e casei.
O consumo regular de iogurtes beneficia o normal funcionamento do intestino, contribuindo também para a prevenção de doenças graves como o câncer do cólon.
Nozes
O consumo regular desta oleagenosa está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, a uma menor perda de memória e também na manutenção de uma boa imunidade.
A noz é rica em proteína, gordura monoinsaturada e sais minerais como magnésio, cálcio e zinco, além de ser uma ótima fonte de fibras.
Outro componente seu fundamental para a saúde é a vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater os radicais livres e diminui a propensão ao desenvolvimento de Alzheimer.
Quinua
A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa.
Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.
Por isso, você pode recorrer a ela para recuperar e manter os músculos. Hvale ressataltar também a sua riqueza em vitaminas A, B6, B1, E, C e minerais como cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco. A quinua pode ser considerada um alimento de alta nutrição para celíacos e vegetarianos.
Suco de Uva Integral
Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.
Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias. A evolução dos estudos neste sentido acreditam que os antioxidantes do suco de uva permanecem no corpo por mais tempo do que os do vinho.
Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, então quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |