Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Propriedades Medicinais do Manjericão
Enviada em 29/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

O manjericão é uma erva maravilhosa. Saborosa e aromática, é um dos temperos mais populares do mundo, utilizado em diversas gastronomias, principalmente na culinária italiana, pois dá um toque especial aos maravilhosos molhos de tomate ao sugo típicos da Itália. Também é utilizado em diversas receitas, inclusive no preparo de doces!

O manjericão é muito fácil de ser cultivado. Você pode ter na sua casa, em um vaso ou no jardim, e sempre próximo à luz do sol. Uma dica é manter um vaso com a erva em alguma janela da sua casa onde bata sol.

Além de ser um ótimo ingrediente, o manjericão tem muitas propriedades medicinais - ele pode ser usado como antibiótico natural e faz bem para a pele e o cabelo. Vamos mostrar agora 12 formas medicinais de utilizar esta incrível erva.

1. Indigestão e problemas estomacais

Caso esteja com dores de estômago ou indigestão, siga esta dica: adicione meia colher de sopa de manjericão fresco picado ou até mesmo o seco em um copo d´água. Deixe descansar por alguns minutos e beba.

2. Tosse e resfriado

O manjericão alivia a tosse e os desconfortos causados pelo resfriado. A dica aqui é fazer um chá com a erva, pode fazer com manjericão seco ou fresco. Tome uma xícara quando achar necessário e sentirá os bons resultados.

3. Dor de cabeça

A dica para acabar com a dor de cabeça é inalar o vapor feito com a erva. Ferva dois copos de água, coloque em um recipiente médio e adicione uma colher de sopa de manjericão. Cubra a cabeça com uma toalha, aproxime o rosto do recipiente e inale o vapor entre cinco e dez minutos. A dor de cabeça vai passar!

4. Picadas de inseto

Picadas de mosquito e insetos são muito incômodas, pois podem coçar e inchar. Para aliviar esses sintomas, basta esfregar levemente uma folha de manjericão fresco ou deixá-la sobre a picada do inseto por alguns minutos.

5. Dor de ouvido

O óleo essencial de manjericão contém propriedades bactericidas que aliviam dores de ouvido causadas por infecção, além de acelerar o processo de cura.

6. Nível de açúcar do sangue

Alguns estudos comprovaram que o manjericão ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue se consumido com regularidade, em forma de suco ou chá. É uma boa sugestão para diabéticos.

7. Nervoso e estresse

Terapeutas naturais recomendam tomar duas xícaras de chá de manjericão bem forte caso esteja em altos níveis de nervoso e estresse. As propriedades da erva ajudam a relaxar.

8. Pele flácida

A pele se torna mais flácida com o passar dos anos, e um dos primeiros locais a serem afetados é o rosto e o pescoço. O manjericão tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres relacionados ao envelhecimento. A dica aqui é fazer uma mistura de água e folhas de manjericão maceradas. Antes de dormir, passe essa mistura no rosto com a ajuda de um chumaço de algodão. Você sentirá a diferença.

9. Antienvelhecimento

E para potencializar ainda mais os benefícios do manjericão no rosto e no pescoço, faça uma mistura com folhas da erva maceradas com óleo de coco e aplique nessas áreas. O óleo de coco vai manter as células da pele bem hidratadas. Além disso, essa receita ainda ameniza rugas e linhas de expressão.

10. Micose

Caso esteja com este problema, aplique algumas gotas de limão e passe folhas frescas de manjericão na área afetada pela micose. As propriedades bactericidas dos dois ingredientes vão ajudar a aliviar desconfortos como a coceira e acelerar o processo de cura.

11. Queda de cabelo

Para amenizar a queda de cabelo, faça a seguinte receita: amasse algumas folhas de manjericão e misture com óleo de amla. A amla é uma planta indiana e o seu óleo é amplamente usado na Índia para fortalecer os cabelos. Faça essa mistura e aplique no couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos, depois lave como de costume.

12. Caspa

Além de antioxidante, o manjericão é um poderoso antifúngico, e pode ser uma alternativa natural para o controle da desagradável caspa. A mesma mistura de manjericão com óleo de coco utilizada no rosto pode ser aplicada no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos e lave os cabelos normalmente.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |