Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Os Benefícios do Espinafre à Saúde
Enviada em 29/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Todo mundo sabe que o espinafre é bom para a saúde - Popeye que o diga! Entretanto, enquanto o personagem usa o espinafre para ficar mais forte, você pode se surpreender ao descobrir que esse vegetal também pode ajudar a proteger contra problemas inflamatórios, ósseos, de pressão arterial e problemas relacionados ao estresse, entre outros.

O espinafre está no topo da lista de riqueza em nutrientes. Ele contém uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e fitonutrientes que melhoram a saúde, tais como carotenoides (betacaroteno, luteína e zeaxantina) e flavonoides - e todos esses têm uma poderosa proteção antioxidante.

Os Benefícios do Espinafre à Saúde
Informação nutricional: A composição do espinafre

Isto é o que uma xícara de espinafre irá fornecer:
839 miligramas de potássio (mais do que uma banana, que contém cerca de 539 mg).
Uma fantástica fonte de ferro (6,4 mg). A falta de ferro afeta a eficiência com a qual o seu corpo usa energia.
Uma grande fonte de magnésio (24 miligramas). Este nutriente é essencial para a metabolização da energia. O magnésio também mantém as funções muscular e nervosa, o ritmo cardíaco, a saúde do sistema imunológico e a pressão arterial.
Grandes quantidades de vitamina K, fibra, fósforo e tiamina.
Apenas 27 calorias.

Como selecionar e armazenar o espinafre
O espinafre deve ter folhas e caules de cor verde-escura forte, sem sinais de amarelamento. As folhas devem parecer frescas e não podem estar murchas e "machucadas". Folhas com um revestimento viscoso devem ser evitadas, pois isso indica que estão velhas. Para armazenar o espinafre, coloque-o em um saco plástico e feche bem, espremendo o ar para fora tanto quanto possível. Em seguida, coloque-o na geladeira e consuma no prazo de 5 dias. O espinafre cozido não deve ser armazenado, pois não irá manter suas propriedades nutricionais ou o sabor.

Os Benefícios do Espinafre à Saúde
Ajuda a combater a anemia: O espinafre é uma grande fonte de ferro - um mineral essencial na prevenção da anemia. Meia xícara de espinafre contém 3,2 mg de ferro, que corresponde a cerca de 20 por cento da necessidade diária das mulheres (que são mais suscetíveis a desenvolver anemia).
Ajuda a prevenir a asma: Estudos têm mostrado que pessoas que consomem grandes quantidades de certos nutrientes - incluindo o betacaroteno (um ótimo antioxidante) têm um menor risco de desenvolver asma. E o espinafre é uma excelente fonte de tal nutriente.
Ajuda a baixar a pressão arterial: Pesquisas mostram que uma dieta pobre em potássio pode controlar a pressão arterial elevada, e quando uma dieta rica em sódio. O espinafre contém níveis elevados de potássio, o que ajuda a contrabalancear os efeitos do sódio no corpo.
Promove a saúde óssea: O espinafre contém uma grande quantidade da vitamina K, benéfica para a manutenção da saúde óssea. O espinafre é também uma excelente fonte de nutrientes de apoio aos ossos, incluindo cálcio e magnésio.
Tem propriedades anticancerígenas: O espinafre contém altos níveis de conteúdo fitonutriente (incluindo flavonoides e carotenoides), que funcionam como agentes anti-inflamatórios e anticancerígenos. Aliás, estudos mostram que o espinafre pode abrandar a divisão celular em células cancerosas no estômago e reduzir o risco de câncer de pele.
Os Benefícios do Espinafre à Saúde

É uma excelente fonte de nutrientes antioxidantes: Por ser uma excelente fonte de vitaminas C, E, A, manganês, zinco e selênio, o espinafre ajuda a diminuir o risco de numerosos problemas de saúde relacionados ao estresse oxidativo.

Promove a regularidade intestinal: O espinafre é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e promover um sistema digestivo saudável.
Promove a saúde da pele e cabelo: O espinafre é uma excelente fonte de vitamina A - um nutriente necessário para a produção de sebo para manter o cabelo hidratado. Além disso, assim como outras folhas verdes, ele tem teores elevados de vitamina C, o que ajuda a produzir e manter o colágeno, essencial para a estrutura da pele.
Reduz o risco de catarata: O espinafre contém luteína e zeaxantina, ambas as quais ajudam a proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios UV que podem levar à catarata.
Reduz o risco de desenvolvimento de úlceras: Verificou-se que o espinafre tem a capacidade de proteger a mucosa do estômago, diminuindo a ocorrência de úlceras gástricas. Também foi observado que ele aumenta a resistência do revestimento do trato digestivo, prevenindo a inflamação nessa parte do corpo.​


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |