Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Leite corta o efeito do remédio
Enviada em 29/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Sabia que leite corta o efeito do remédio?
Por iG São Paulo | 13/11/2015
Leite atrapalha a absorção de medicamentos, álcool pode cortar o efeito do remédio e deixar a pessoa embriagada mais tempo; aprenda a tomar seu remédio da melhor maneira possível

Quando o médico receita um remédio, depois que a pessoa passa na farmácia, vem a dúvida: como tomar? Muitas avós recomendam que o medicamento seja tomado com leite, “para proteger o estômago”. No entanto, essa é uma atitude que prejudica a absorção do medicamento e faz com que ele não tenha o efeito desejado. Aquela dor que deveria passar em pouco tempo? Talvez ela demore, se você tomar com leite.

Algumas outras atitudes atrapalham o bom efeito dos fármacos. Veja as dicas de Claudia Souza, farmacêutica da Rede de Farmácias de Manipulação Officilab.

1. Tome remédio com água, não dissolva e não parta ao meio

"Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o medicamento fique entalado na garganta"
A farmacêutica explica que, independentemente da natureza química do medicamento, a recomendação permanece: eles devem ser ingeridos com um copo de água. “Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o medicamento fique entalado na garganta”.

Além disso, os medicamentos não devem ser dissolvidos na boca. Segundo a farmacêutica, isso só pode ser feito caso o médico oriente previamente ou esteja descrito na bula. “Caso contrário, os efeitos medicamentosos acabam perdidos”.

Aquela mania antiga de tomar “só metade” do remédio não é uma boa ideia. Se o médico receitou 10mg de um medicamento, a melhor opção é comprar o remédio já nessa miligramagem, em vez de cortar o de 20mg ao meio.

“Alguns medicamentos são desenvolvidos para se dissolverem aos poucos; logo, cortando-os ao meio acaba-se prejudicando seu efeito, sem contar que a dosagem correta pode ser perdida no processo de partir. As cápsulas também devem ser ingeridas por inteiro, jamais partindo-as”, recomenda.

O médico, porém, é soberano nas decisões. Se, por alguma razão ele recomendar algum procedimento diferente, o paciente deve seguir a orientação.


2. Respeite o horário para tomar o remédio

Medicamentos têm tempo de ação diferentes no organismo, portanto tomar o remédio no horário prescrito pelo médico garante a melhor ação do fármaco. “A eficácia dos princípios ativos depende do comprometimento com esses horários. Por exemplo, quando prescrito para tomar com o estômago vazio – ao menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos – é porque esse procedimento pode garantir absorção mais rápida e completa”, explica Claudia.


2. Não tome remédio com leite

Leite pode diminuir a ação do medicamento
“Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento”, explica. O ideal é tomar o remédio com água.


3. Não tome remédio com álcool

A associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool
Getty Images
A associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool
A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.

“Quando as duas demandas chegam ao fígado, o órgão não sabe qual metabolizar primeiro, consequentemente acaba não exercendo seu papel por completo, e uma das metabolizações é prejudicada”.


Ela explica que, como o álcool é geralmente consumido em maior quantidade, o fígado tenta metabolizar ele primeiro, e não concentra a atividade no remédio. “Isso acaba diminuindo a eficácia medicamentosa”, alerta.

Além disso, o fígado não consegue absorver totalmente o álcool e parte dele fica por um período maior circulando no corpo, logo, a pessoa fica bêbada por mais tempo.


5. Cuidado com a interação medicamentosa

Os antibióticos, por exemplo, são capazes de comprometer a eficiência das pílulas anticoncepcionais
Thinkstock/Getty Images
Os antibióticos, por exemplo, são capazes de comprometer a eficiência das pílulas anticoncepcionais
Alguns medicamentos anulam o efeito dos outros. Os antibióticos, por exemplo, são capazes de comprometer a eficiência das pílulas anticoncepcionais, já que os antimicrobianos interferem na saúde da flora intestinal, e essas bactérias do intestino são importantes para reativar o estrogênio das pílulas e manter a eficácia. “Como o nome ‘interação medicamentosa’ já diz, essa interação nada mais é do que a relação entre dois medicamentos que foram administrados concomitantemente”, explica Claudia.

Os antiácidos, que são prescritos normalmente para proteção do estômago quando se faz uso de outros medicamentos, pode reduzir o efeito desses remédios, pois diminuem a absorção do princípio ativo, que geralmente tem pH ácido, detalha a farmacêutica.

Perguntar ao médico ou farmacêutico se há algum problema de interação entre um medicamento e outro é importante para o bom tratamento.


6. Usa medicamentos em cremes ou pomadas? Espere meia hora para se vestir

O ideal é deixar que pomadas e cremes sejam absorvidos por 30 minutos antes de se vestir ou de deitar para dormir
Getty Images
O ideal é deixar que pomadas e cremes sejam absorvidos por 30 minutos antes de se vestir ou de deitar para dormir
Os medicamentos de uso tópico, aqueles em cremes ou pomadas, são facilmente removidos quando a pessoa se veste ou deita logo após aplicar na pele. “O ideal é deixar que sejam absorvidos por 30 minutos antes de se vestir ou de deitar para dormir”, alerta Claudia.

Segundo ela, cada remédio tem uma recomendação diferente, por isso é importante seguir corretamente as orientações do médico, farmacêutico ou bula para garantir que ele tenha a maior eficácia possível.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |