Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Benefícios da Pimenta Caiena
Enviada em 16/04/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

O nome científico Capsicum annuum pode não dizer muito, mas quase todas as pessoas conhecem a pimenta caiena. Ela é bastante usada como tempero para alimentos devido ao aroma perfumado e sabor picante.
O que nem todos sabem é que a pimenta caiena é a mais benéfica das pimentas para a saúde, porque contém nutrientes e substâncias importantes para o nosso organismo. Ela pode ajudar no emagrecimento, além de estimular o sistema circulatório e o bom funcionamento do coração. Por esses benefícios e muitos outros, vale sempre a pena incluir um pouquinho de pimenta na alimentação.

Benefícios Para a Digestão

A pimenta caiena tem um papel importante no processo de digestão. Ela contém substâncias que estimulam a produção de enzimas e sucos gástricos que participam da quebra dos alimentos em nutrientes. Por isso, o consumo da pimenta melhora o aproveitamento de tudo aquilo que ingerimos, além de tornar a digestão mais rápida. Dessa forma, ela alivia os gases intestinais e a sensação de peso no estômago após as refeições. Além disso, as substâncias da caiena ainda contribuem para os movimentos peristálticos do intestino, combatendo a prisão de ventre.

Pimenta é boa para Emagrecer?

O emagrecimento é outro benefício trazido pelo consumo da pimenta caiena. Esse efeito se deve à ação termogênica do alimento. Como a pimenta eleva a temperatura do organismo, ele precisa gastar mais energia para voltar à temperatura normal. Com isso, o metabolismo se torna mais rápido, havendo uma maior queima de calorias para gerar energia para o corpo. A perda de peso exige um saldo negativo entre as calorias ingeridas e o gasto calórico. ,
Assim, comer pimenta caiena pode ajudar na eliminação dos quilos indesejados de forma mais rápida.

Artrite e Dores

Sabe o sabor ardido da pimenta? A substância responsável por esse gostinho característico é a capsaicina. Ela tem sido bastante estudada porque tem um efeito analgésico natural, atuando diretamente sobre as células nervosas que causam dor. Por isso, os cientistas acreditam que ela pode atenuar as dores associadas à artrite, à psoríase e à neuropatia diabética, além de outros problemas.
Ainda não existem quantidades recomendadas nem remédios à base da capsaicina, mas é bem provável que a ingestão da pimenta já ajude a combater as dores.

Efeito Descongestionante

A congestão nasal típica das doenças respiratórias também pode ser aliviada pela pimenta. A responsável por esse efeito também é a capsaicina, que reduz a dor e também estimula a produção de secreções que limpam as vias aéreas. Hoje se sabe que a substâncias contida na pimenta age de modo bem semelhante a diversos medicamentos usados como descongestionantes, porém de forma mais natural. A dica para quem está gripado ou resfriado é tomar o chá de pimenta ou consumir o alimentos em pequenas quantidades durante as refeições. Ela ativa as membranas que revestem as vias respiratórias, aliviando a congestão. Se o problema for causado por uma alergia, a pimenta também atua como um leve antialérgico.

Coração e Circulação Sanguínea

Durante muito acreditou-se que a pimenta podia fazer mal para o coração. No entanto, estudos apontam para outra direção. Os antioxidantes e outras substâncias contidas na pimenta caiena ajudam a regular a pressão arterial. Além disso, ela também mantém os níveis de colesterol e triglicérides dentro dos padrões desejáveis. Outro benefício é seu efeito anticoagulante, que previne ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A somatória dessas ações faz com que a ingestão da pimenta seja bastante benéfica para o sistema cardiovascular de um modo geral.

Outros Benefícios

A lista de benefícios da pimenta caiena não para por aí. Veja outras propriedades:
Ela tem ação antifúngica comprovada por pesquisas científicas, impedindo a ocorrências de diversas doenças causadas por fungos;
Seu efeito analgésico pode atenuar as dores de cabeça;
Também age como um bactericida natural, tendo papel importante na não contaminação de alimentos;
O beta-caroteno, responsável pela coloração vermelha da pimenta caiena, é um antioxidante pró-vitamina A, capaz de melhorar o sistema imune;
Apesar da fama de causadora de problemas estomacais, a pimenta caiena ajuda na prevenção de úlceras porque combate bactérias e estimula a produção de substâncias que protetoras das paredes do estômago;
Por fim, ela estimula a liberação de adrenalina e noradrenalina, substâncias produzidas pelo cérebro que dão mais disposição e podem atenuar os sintomas da depressão.

Chá de Pimenta Caiena

Uma boa forma de aproveitar todos esses benefícios é consumindo o chá feito com a pimenta caiena. Para fazer a receita em casa você vai precisar de:
1/2 colher (café) de pimenta caiena picada
1 fatia fina de gengibre
5 cravos da índia
1 anis estrelado
1 xícara (chá) de água fervente

Junte todos os ingredientes, tampe e mantenha abafado por cerca de 5 minutos. Depois coe e tome ainda morno. O chá é ótimo para melhorar a congestão nasal, além de ser um poderoso termogênico e estimular o bom funcionamento do coração. Ele não deve ser tomado todos os dias para não agredir o organismo.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |