Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Para Você Dormir Bem
Enviada em 29/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Por: Emília Silva 17/05/2015
Ter uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde. No entanto, diversos fatores podem contribuir para a insônia. Quando estamos nervosos ou ansiosos por algum motivo, é normal que o sono não venha por uma noite, mas se o problema persiste por vários dias consecutivos, é possível que a insônia seja considerada como crônica. Por isso, é muito importante consultar um médico quando observamos qualquer problema relacionado ao dormir.

Causas da Insônia

A insônia se caracteriza não só pela dificuldade em dormir, mas também pelo sono que não traz descanso. Assim, mesmo que você tenha dormido durante várias horas, é possível acordar com a sensação de que a noite de sono não foi suficiente. Esse tipo de sensação também é indicativo de um quadro de insônia e deve ser tratado como tal. De um modo geral, problemas para dormir estão relacionados a várias causas. Algumas delas são:

prática de exercícios físicas ou atividade estimulante durante a noite;
falta de horários para dormir, acordar e se alimentar;
uso de dispositivos como computador, celular e videogames antes de dormir;
consumo de bebida alcoólica, chás, café e medicamentos estimulantes;
depressão, estresse e outros fatores psicológicos;
distúrbios específicos do sono, como a apneia, que interferem no descanso noturno.
Dessa forma, algumas mudanças relacionadas a esses fatores podem contribuir para a melhoria do sono. Em outros casos, é necessário que um médico receite medicação adequada. Os chás e fitoterápicos também são bastante indicados para contornar a insônia.
Fique livre da insônia com remédios naturais

Ervas Calmantes e Sedativas

Existem diversas plantas e ervas que possuem propriedades calmantes. Por isso, o uso dessas ervas pode levar a uma melhoria na qualidade do sono. A camomila, por exemplo, contêm substâncias tidas como sedativas, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Outro alimento que, apesar da má fama, pode melhorar o sono é a banana, que possui grandes quantidades de triptofanos. Vejamos algumas receitas de chás eficazes para controlar a insônia:

Chá de Maracujá e Camomila

Ambos os ingredientes são calmantes naturais, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade do sono. Para fazer o chá, você vai precisar de:

1 colher (chá) de folhas secas de maracujá
1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila
250 ml de água filtrada
Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e junte as folhas de maracujá e a camomila. Tampe a chaleira de deixe descansar abafado por 5 minutos. Após esse tempo coe e beba morno antes de se deitar todos os dias. O ideal é consumir o chá cerca de 1 hora antes do seu horário normal de dormir e não fazer atividades estimulantes após tomá-lo.

Capim Limão Com Leite

O capim-limão, também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, é ótimo para ajudar a combater a insônia. O chá feito com a planta é uma boa opção, mas nessa receita você aprenderá a usar o capim junto com o leite. Os ingredientes são:

1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de folhas secas de capim-limão
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de água
Primeiramente, junte o leite e as folhas de capim limão em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver desligue, abafe e reserve. Enquanto isso, misture a água com o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo até obter uma calda. Depois coe o leite, junte a calda quente e misture bem. Se for o caso, leve tudo novamente ao fogo para ficar quentinho. Beba cerca de 30 minutos antes de ir se deitar todos os dias.

Chá de Valeriana

A valeriana atua em nossos neurotransmissores, tendo, assim, um efeito calmante e ansiolítico. Por isso, o chá feito com a raiz da planta é muito bom para quem sofre com a insônia. Veja os ingredientes:

1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de raiz de valeriana
O modo de preparo, por se utilizar a raiz, é uma decocção. Junte a água e a erva em uma chaleira e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, mantenha cozinhando por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, desligue e deixe abafado por mais 5 minutos. Então coe e tome antes de dormir. Se quiser, adoce com um pouquinho de mel.

Chá Gelado de Erva Cidreira

A erva cidreira também pode ser usada nos casos de insônia leve. Além do chá tradicional, você poderá aproveitar os benefícios da planta com esta receita gelada bem saborosa. É necessário:

1 colher (sopa) de erva cidreira picada
1 xícara (chá) de água
suco de 1/2 limão espremido
mel e gelo a gosto
O preparo é muito simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. O chá gelado pode ser consumido antes de dormir ou em pequenas quantidades durante o dia para reduzir a ansiedade.

Cuidados e Contraindicações

A camomila deve ser usada com cautela, pois o consumo em excesso pode causar excitação e insônia, apesar do efeito sedativo;
Pessoas com úlceras pépticas deve evitar a ingestão de capim limão;
Mulheres grávidas e pessoas com hipotensão não devem ingerir folhas de maracujá.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |