Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

             
DICAS DIVERSAS
DICAS DIVERSAS
DICAS DIVERSAS






BADERNA - Eu sei que você sabe, mas... você se lembra?
Enviada em 25/04/2024     por     Antônio Pelegrino

Origem da palavra baderna
Baderna: linda confusão com nome de mulher
Por xicosa 17/07/13

O papa xará está chegando ao Brasil. As “vadias” do Rio prometem escandalosa marcha contra a vossa santidade etc. Será? Tomara. Aprecio uma baderna. Só crescemos na baderna. Desde que os índios caetés de Alagoas comeram vivo o Bispo Sardinha até hoje.

A antropofagia inventou a ideia de Brasil. No tempo em que comer gente ainda não era essa sacanagem toda que bem conhecemos.

Baderna, teu nome é mulher.
Donde me lembro da origem deste substantivo que também pode ser adjetivado de acordo com as intenções de classe, cor, origem ou credo: baderna. É o novo caiowáa como sobrenome nas redes sociais depois do incêndio junino nas ruas. Muita gente incorporou a palavra ao batismo.
E você sabe de onde veio esta baderna toda?
É sempre bom relembrar que era graça de mulher, evidentemente. Tudo começou com Marietta. A nega veio da Itália e aqui fez história e barulho. Virou coleção-agito da editora Conrad (SP) na sua melhor fase. Que bela editora foi esta jovem senhora!

A coleção de livros “Baderna” que, aliás, revela de onde veio tudo isso aí chamado protesto de rua que a gente sabe que é lindo mas é tão novo quanto o mais velho sindicato do parque industrial inglês ou de São Paulo. Mais velho inclusive do que os partidos políticos.

E chega de bagunçar o coreto, velho cronista de costumes rococós, vamos ao que interessa. Agora uma lista, revista e ampliada, de dez mulheres porretas que mudaram o Brasil. O pretexto para a relembrança, óbvio, é a senhorita Baderna como cabeça de chapa de uma velhíssima revolta:

- Marietta Baderna – Tão linda e disposta que o eu sobrenome deu origem à palavra baderna e virou sinônimo de agitação e vadiagem. Era uma bailarina italiana que reinou no Rio por volta de 1850.

- Bárbara de Alencar – Primeira presa política do Brasil. A revolucionária do Crato se engajou, com os filhos, que estudavam no Recife, na Revolução pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador.

-Patrícia Galvão, Pagu – Já aos 15 anos, nos anos 20, a jornalista e escritora paulista mostrou ao que veio. Escrevia textos comuno-anarquistas e andava na contramão das modinhas de fêmea.

- Dadá – A entrada de mulheres no bando de Lampião já foi uma quebradeira geral nos tabus. A macharada temia que o grupo ficasse fraco e vulnerável. Muito pelo contrário. Sérgia, vulgo Dadá, mulher de Corisco, foi a única que pegou em armas e revelou-se mais corajosa que a maioria dos homens.

- Luz Del Fuego- Linda como todas as mulheres da terra de Roberto Carlos e Sergio Sampaio, a artista Dora Vivacqua honrou o pseudônimo. Ergueu a bandeira do naturismo –todo mundo nu!, bradava em todos os lugares- e zelou pela causa das vadias até a morte, em 1967.

- Leila Diniz – Bagunçar o coreto era com ela. O Rio dos 60 e 70 que nos diga. Toda mulher é assim meio Leila Diniz, como canta a Rita Lee? –outra que já sacudiu os costumes.

- Clarice Lispector – Carece falar dessa ucraniana? Melhor a gente abrir os seus livros mais uma vez e pronto.

- Rê Bordosa – A imortal personagem de Angeli que saiu das páginas da “Chiclete com Banana”, na SP dos anos 1980, para entrar na história das libertárias da porralouquice.

-Margarida Maria Alves – No comando do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, no interior da Paraíba, enfrentou o que muito “cabra macho” não tinha coragem. Brutalmente assassinada pelos coronéis do campo em 1983, aos 50 anos.

- Dercy Gonçalves – Pelo conjunto de uma obra de escrachos. Um poema sujo de saias. Fluminense da cidade de Santa Maria Madalena, morreu no Rio, em 2008, com 103 anos.

- Hilda Hilst – Outra moça do interior nada comportada. Nasceu em Jaú (SP), em 1930, e morreu em Campinas, em 2004. Gênia da escrita. Na ficção, na poesia, na crônica e no teatro. Todo homem tem que pagar pau para ela, como se diz no City Bar campineiro.
Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |